O Challet

O Challet está localizado na Rua da Fonte Nova em Alcobaça, perto do Mosteiro e do centro histórico.

O acesso à mansão é feito por um majestoso portão em ferro datado do séc. XIX que comunica com o jardim frontal da casa. O Challet é composto por um bloco central com três pisos e uma cave transformada em bar e sala de jogos.

A decoração foi da autoria da proprietária em conjunto com a designer de interiores Natália Knock. Um ambiente que aponta num estilo clássico/moderno onde impera o conforto de uma mansão com dois séculos de história.

Atmosfera

No piso térreo existem quatro salas, que se alongam por toda a área da mansão, intervaladas por altas e majestosas portas a imitar o carvalho francês. Os rodapés e puxadores também respeitam a traça original, assim como os tectos minuciosamente trabalhados exibem lustres de cristal.

No segundo e terceiros pisos estão os quartos, uns duplos  outros individuais, cada qual com a sua casa de banho privada, aquecimento central, ar condicionado, telefone e TV cabo. Predominam as camas D. Maria em pau-santo ou de estilo império bem como os azulejos pintados à mão nas casas de banho.

 

Curiosidades

Construída em 1872 na quinta que lhe dá o nome ( Quinta da Fonte Nova).
Os terrenos onde agora assenta o Challet Fonte Nova foram no séc. XVI jardins e vinhas do Mosteiro de Alcobaça.
Em 1886, os antigos proprietários receberam durante alguns  dias o Infante D. Augusto e seus ajudantes de Campo, numa visita de Inspecção ao Regimento de Cavalaria.

O aspecto arquitectónico do Challet (Palacete) tem origem nos nossos emigrantes que no início do Sec. XIX fizeram fortuna no Brasil, os chamados Torna-Viagem, que ao regressarem à terra de origem construíram as suas casas definidas por um recorte arquitectónico original, à imagem das casas que conheceram do outro lado do Atlântico.

Esperamos por si!